Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

quarta-feira, 31 de março de 2010

Às 4 semanas

estamos assim... Lindonas!



imagens retiradas

E de partida, vamos de fim de semana prolongado, passar a páscoa ao alentejo. Agora é esperar que a pequena se comporte estes 4 dias fora.
Quando voltarmos já a Matilde fez um mesinho mas venho logo contar as novidades.

A Matilde tem 4 semanas...

O seu bebé tem quatro semanas

O seu bebé já consegue agora, provavelmente, focar os olhos e acompanhar objectos em movimento.

Tente exercitar estas novas capacidades passando lentamente um brinquedo em frente da cara do bebé ou olhando fixamente para o bebé enquanto avança e recua lentamente. Observe como os olhos do bebé fixam os seus e acompanham o movimento. Esta capacidade é mais um passo na coordenação mãos-olhos que acontecerá posteriormente.

Durante os primeiros dois meses, o seu bebé aprenderá também a levantar e segurar a cabeça, durante pequenos períodos de tempo. Poderá ver como os músculos do bebé estão a fortalecer. (Alguns bebés levantam a cabeça logo na primeira ou segunda semana de vida, enquanto a maior parte demora um pouco mais a conseguir este feito.)

Quando está acordado, deixe-o brincar de barriga para baixo para que possa exercitar os músculos do pescoço. Isto é particularmente importante agora, quando todos os bebés dormem de costas, o que significa que passam muito tempo nesta posição. Certifique-se de que a cabeça e o pescoço estão sempre bem apoiados.

quarta-feira, 24 de março de 2010

1ª Consulta

Hoje fomos ao centro de saúde para a primeira consulta da Matilde. Não aumentou muito o peso mas a médica disse que podia ser normal por causa da icterícia, cresceu foi muito, lol, em 3 semanas 5 cm....
De resto está tudo dentro das normalidades, viemos pra casa com uma vitamina D em pingos para ela tomar até fazer um ano.

terça-feira, 23 de março de 2010

A Matilde tem 3 semanas...

O seu bebé tem três semanas

Está a habituar-se às rotinas e à personalidade do seu recém-nascido e ele está agora a conhecê-la, também.

O mundo para além do seu pequeno campo de visão é ainda, em grande parte, uma mancha, embora o seu rosto já lhe seja familiar. O bebé reconhece-a também pela sua voz e pelo seu cheiro, em particular.

Cada bebé tem um feitio próprio. Alguns são calmos e sossegados, enquanto outros são mais sensíveis às mudanças de temperatura, de som ou de luz. As preferências do seu bebé tornar-se-ão mais evidentes à medida que as semanas passam. Por agora, não vale a pena culpar-se por ainda não perceber perfeitamente as necessidades dele.

Demora algum tempo.

Uma coisa que todos os bebés têm em comum é o facto de comunicarem consigo através do choro. Durante o primeiro mês, poderá começar a ouvir outro tipo de som. É quando a maior parte dos bebés descobre a sua própria voz. Quando o seu bebé está calmo e acordado, poderá notar que faz uns "ooh" ou "aah" quando a vê ou ouve aproximar-se.

quarta-feira, 17 de março de 2010

A Matilde tem 2 semanas...

O seu bebé tem duas semanas

Passou uma semana, mas não sente que foi uma eternidade?

O tempo passa agora de uma forma completamente diferente, à medida que o seu mundo se reduz às necessidades primárias de dormir e comer — a todo o momento. Enquanto se habitua aos horários das mamadas e a dormir menos, o seu bebé está também a adaptar-se ao seu novo mundo. Dorme pequenas sestas, acorda para comer e passa algum tempo sossegado até adormecer novamente.

Ainda não consegue ver tão bem como um adulto, mas o seu bebé consegue distinguir visualmente os objectos nas primeiras semanas de vida. Os bebés vêm melhor os objectos a uma distância entre 20 e 30 centímetros – curiosamente, é a distância a que fica o seu rosto quando lhe pega ao colo. Estudos demonstraram que os recém-nascidos têm uma preferência pelo rosto humano. São também atraídos pelos grandes contrastes de luz (por oposição aos tons pastel, mais suaves), motivo pelo qual muitos brinquedos para recém-nascidos têm padrões em preto e branco.

sábado, 13 de março de 2010

1 Semana...

Olá.... Eu sei que a Matilde já fez uma semana na quarta feira mas como devem imaginar ela agora ocupa todos os nossos minutos. Está cada vez mais linda e tem nos pregados uns sustos porque resolve não pegar na mama e faz umas dietas de vez em quando. Mas parece que agora já lhe apanhámos o jeito. Era só falta de técnica como diz o pai.

O seu bebé tem uma semana

Parabéns! E bem-vinda à maior aventura da sua vida: ser mãe..

Por agora, o seu recém-nascido dorme a maior parte do dia e come de duas em duas, ou de três em três, horas. Aproveite a calma relativa destes primeiros dias para recuperar e descansar. Embora o seu recém-nascido dependa de si para quase tudo, não é impotente. Os bebés nascem com muitos reflexos automáticos que os ajudam a efectuar a transição para a vida fora do ventre materno. Se lhe acariciar o rosto, verá que vira a cabeça na direcção do seu dedo e move a boca como se tentasse agarrar o mamilo. Este é o chamado reflexo de busca. Os bebés nascem também com a capacidade de mamar quando o mamilo é colocado na boca. Se colocar o seu dedo na palma da mão, o bebé irá agarrá-lo firmemente. Se colocar o bebé em pé, este movimentará as pernas como se caminhasse. A maior parte destes reflexos automáticos desaparece ao fim de algumas semanas e transforma-se posteriormente em acções voluntárias — como é o caso do mamar, por volta dos 2 meses, e o caminhar, mais tarde, por volta do primeiro aniversário.

domingo, 7 de março de 2010

Em casa

É verdade, já estamos em casa. A estadia no solário da Matilde foi rápida e recebemos alta ontem às 22hrs.
Agora estamos a descansar em casa. Amanhã é dia de ir ao centro de saúde pra fazermos o teste do pézinho e marcar a 1ª consulta pra ela.
Depois volto para contar como tudo aconteceu.

sábado, 6 de março de 2010

Aos 3 dias...

... continuamos no hospital. A Matilde ficou com Icterícia e tem que cá ficar pra ir pro solário (que chique!).Aproveitámos as novas tecnologias viemos cá dar as novidades. Estamos muito bem as duas, só a mãe está fartinha de aqui estar.
A Matilde é uma bébé super sossegada é só come e dorme e não dá trabalho nenhum. É um verdadeiro anjinho.
Aqui ficam umas fotos para verem como ela é linda....

imagens retiradas

quarta-feira, 3 de março de 2010

A Matilde chegou!!

Depois de uma noite em claro, a nossa Matilde saiu cá para fora por volta das 6 da manhã do dia 3, mais precisamente às 5h54m. Nasceu com 2,825Kg e é uma bebe muito rechonchuda e muito bonita, não digo isto por ser o Pai, ehehehehhhh.

Estamos felicíssimos por a nossa filhota estar connosco e de saúde, quanto à mãe teve "sorte" e não sofreu muito com o parto tendo poucas dores após receber a famosa Epidural. As duas estão bem e agora a mãe já recuperou tendo direito à alta mas a Matilde só sexta é que terá alta.

Agora esperamos sair do hospital sexta e começar a receber as visitas em casa para verem o membro mais novo da família, é que no hospital apenas pode entrar a mesma pessoa durante o internamento, grande m...!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Às 38 semanas...

Está grávida de 38 semanas – já só faltam 14 dias!
Mãozinhas que estão prontas para agarrar os seus dedos.

O bebé engordou imenso. Pesa agora provavelmente entre 2,7 e 3,4 kg e mede entre 48 e 51 centímetros. Já agarra firmemente, sensação que a mãe não tardará a sentir quando a mãozinha se agarrar finalmente ao seu dedo mindinho! Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e nas respectivas posições, mas os pulmões e o cérebro – embora suficientemente desenvolvidos para funcionarem correctamente – continuarão a amadurecer, e continuarão durante a infância.
Tenta imaginar a cor dos olhos do bebé? É possível que não consiga distinguir logo. Se nascer com olhos castanhos, o mais provável é que assim se mantenham. Se à nascença os olhos forem cinzentos ou azuis escuros, poderão manter-se cinzentos ou azuis ou então passar a verdes, castanhos claros ou castanhos escuros quando tiver cerca de 9 meses de idade. Isto acontece porque a íris da criança (a parte colorida do olho) pode adquirir mais pigmento nos meses após o nascimento, mas não fica mais clara nem mais azul. (Os olhos verdes, castanhos claros e castanhos escuros possuem mais pigmento do que os olhos cinzentos ou azuis.)