Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Matilde tem 8 semanas...

A Matilde faz hoje 8 semanas mas ao que parece equivale aos 2 meses mas os dois meses ela só faz na próxima 2ª feira mas mesmo assim, aqui fica:

O seu bebé tem 2 meses, Primeira semana!

Agora que chegou aos 2 meses, o seu bebé é, cada vez mais, uma companhia agradável quando está bem-disposto.

Os seus reflexos de recém-nascido já não controlam os seus movimentos: o bebé está a aprender a controlar o seu corpo e mente. Está atento a novos e diferentes sons. Olha em redor do quarto à procura de pontos de interesse. Centra-se intensamente – embora por pouco tempo – naquilo que capta a sua atenção. Mas principalmente, adora olhar para as suas próprias mãozitas, juntando-as e levando-as à boca.

Os balbucios são a sua forma de expressar prazer, para além de servirem para exercitar as cordas vocais. Agora já pode “conversar” com o seu bebé. Quando ele balbucia, responda-lhe com breves palavras ou balbucie para ele. Depois, espere que ele “responda”. Este tipo de conversação alternada poderá não lhe parecer grande coisa mas é, na verdade, o princípio da aprendizagem da fala!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Matilde tem 7 semanas...

O seu bebé tem sete semanas

Dá-me! Dá-me! Os movimentos do seu bebé estão lentamente a tornar-se mais suaves e mais coordenados.

A capacidade do recém-nascido de agarrar os objectos por reflexo está a desaparecer. O seu bebé consegue agora agarrar objectos voluntariamente — rocas, colheres, a mãe. Pode agarrar durante algum tempo e depois largar. Durante um mês, mais ou menos, poderá ainda notar alguns movimentos mais sacudidos.

Agora que já consegue manter a cabeça direita, ver bem e compreender que os dedos e as mãos fazem parte do corpo, o bebé pode pensar que a roca é apenas um prolongamento da mão. Pode incentivar os movimentos das mãos deixando as mãos do bebé livres. Não as mantenha presas pelos cobertores nem as esconda com luvas para evitar que o bebé se arranhe. Utilize objectos e brinquedos que o bebé possa agarrar, com várias formas mas que não sejam nem muito grandes, nem muito pequenos para as suas pequenas mãos (mais ou menos o tamanho de uma roca). Os mobiles com bonecos suspensos são também divertidos para o bebé brincar enquanto está deitado de costas.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Matilde tem 6 semanas...

O seu bebé tem seis semanas

O seu bebé já sorriu para si? Se ainda não o fez, irá fazê-lo em breve.

Às 6 semanas, praticamente todos os bebés já reconhecem os pais e muitos mostram o seu contentamento com um sorriso de boas-vindas. Este "sorriso social" é um dos primeiros sinais de que o seu bebé está a desenvolver a capacidade de socializar. Já para não falar que é um dos momentos mais ternurentos e emocionantes a que assistirá.

E não é tudo. O seu bebé pode também franzir o sobrolho, fazer beicinho, alçar as sobrancelhas e arregalar os olhos. Estes maneirismos são inconscientes, nesta altura – quando franze o sobrolho, não será porque está embrenhado em profundos pensamentos. Mas o seu bebé tem observado com atenção o seu comportamento e está a experimentar as diferentes expressões faciais que observou. Pense nisto como um "treino expressional." Ao fazê-lo o bebé está a tornar-se cada vez mais apto a aprender a comunicar, o que o irá ajudar a lidar com o mundo.

O fim de semana...

No Domingo fomos passear ao Magoito,



imagens retiradas
E estivemos em casa da tia João e do tio Zé,



imagens retiradas

No sábado estivemos na festa de aniversário do padrinho,

imagens retirada
O Martim e a Maria

imagens retirada
AMatilde ao colo da Madrinha

imagens retirada
A Maria e a Matilde

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Muitos Parabéns Padrinho!

Hoje o padrinho da Matilde está de parabéns por isso não podíamos deixar passar este dia sem vir aqui deixar um beijinho grande.
Padrinho, sábado lá estaremos para comemorar contigo.

Muitos Parabéns!!!

A Matilde tem 5 semanas...

O seu bebé tem cinco semanas

O seu bebé está a descobrir que tem mãos, dedos, pés e dedos dos pés.

Até agora, ainda não tinha percebido que as extremidades faziam parte do seu corpinho e que podia agarrá-las sempre que quisesse. Jogos que envolvam os pés ou as mãos – como "A galinha põe o ovo" — ajudam o seu bebé a centrar a atenção nestes. (Além disso, são divertidos.)

O seu pequenito está também a começar a falar mais. Claro que ainda não usa palavras, mas o seu palrar crescente marca o início do desenvolvimento da linguagem. O seu som favorito é a voz humana, particularmente a sua e do seu companheiro. Fale com o seu bebé sempre que tiver essa possibilidade. O bebé é especialmente atraído por vozes com um tom mais elevado e poderá captar melhor a sua atenção se mudar de um tom grave para um tom mais agudo. Este tipo de “cantilena” é o que os pais tendem naturalmente a utilizar em todas as culturas quando falam com um bebé.

Hoje foi também dia da consulta de um mês da Matilde, aumentou de peso e agora pesa 2990gr. Continua tudo em ordem e vai continuar só com a maminha da mãe. Está no percentil 10 mas como está toda proporcional, ou seja, peso, estatura e p.cefálico está tudo no mesmo percentil, não há que preocupar. Agora é só crescer... Lol.

Páscoa

A nossa Páscoa foi passada no alentejo, como já é tradição na nossa família. Foram uns dias muito bem passados com o tempo bom deu pra aproveitarmos bastante.
A Matilde portou-se muito bem, apanhou muito colinho da família toda e agora a mãe que a ature porque a bébé agora não quer outra coisa. Lol...

Entretanto no sábado (dia 3) a Matilde fez um mesinho e teve direito a bolo e a cantarem os parabéns. Aqui ficam umas fotos:


O bolo da Matilde.


A soprarmos a vela.

imagens retirada
A Matilde e a prima Mariana.

imagens retirada
A Matilde a dormir com o pai.