Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Matilde tem 7 meses e quatro semanas....

O seu bebé tem 7 meses, Quarta semana

À medida que os músculos do bebé se vão fortalecendo, ele está pronto para passar da posição sentada para a posição de gatas.

Poderá até começar por um exercício de “pré-gatinhar”, balançando o corpo para trás e para a frente sobre as mãos e os joelhos, com o tronco paralelo ao chão. Ficará encantada com esta proeza admirável — o bebé começará a gatinhar muito em breve. Alguns bebés começam a fazê-lo muito rapidamente, enquanto outros continuarão a arrastar-se e a balançar o corpo sem sair do mesmo sítio durante semanas antes de conseguirem deslocar-se de facto. A maior parte dos bebés começa a gatinhar entre os 7 e os 10 meses.

Alguns nunca chegam a gatinhar de todo e esperam a hora em que se sentem prontos para andar!

Pode incentivar o bebé a adoptar a posição de pré-gatinhar, colocando brinquedos ou outros objectos à sua frente quando está sentado no chão, ou sentar-se a uma curta distância à sua frente e chamá-lo. Mantenha uma expressão divertida e alegre (não se trata de uma corrida!) e pare o jogo se o bebé mostrar sinais de frustração por não se conseguir deslocar.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Matilde tem 7 meses e três semanas....

O seu bebé tem 7 meses, Terceira semana

O bebé começa a perceber cada vez mais como funciona o mundo em que vive.

O bebé começa a perceber cada vez mais como funciona o mundo em que vive. Alguns dos conceitos poderão parecer-lhe básicos, mas para um bebé são autênticas revelações. Um exemplo desses conceitos é a “permanência dos objectos”, isto é, compreender que um objecto continua a existir, mesmo que tenha desaparecido do campo de visão.
É por este motivo que o jogo do “cu-cu” é um dos jogos preferidos dos bebés. Antes, o bebé podia ficar perturbado quando a mãe desaparecia (mesmo que se limitasse a esconder o rosto atrás das mãos): não percebia para onde tinha ido. Agora sabe que, quando tapa o rosto, continua presente – e fica encantado por descobrir que não está enganado quando a mãe afasta as mãos e diz carinhosamente "Buu!"
Pode experimentar uma variante deste jogo que consiste em tapar um brinquedo com uma manta ou segurá-lo atrás das costas durante alguns segundos. De modo semelhante, se o bebé deixar cair um brinquedo ou a chupeta para fora da cama de grades, poderá procurá-la por cima das grades, enquanto antes começava a chorar porque o objecto havia “desaparecido”. Esta etapa representa mais um passo emocionante que o afasta do total desamparo de bebé pequeno e o projecta para a auto-confiança de um bebé mais crescido.

domingo, 3 de outubro de 2010

A Matilde tem 7 meses e uma semana....

O seu bebé tem 7 meses, Primeira semana

Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra.

Depois de o bebé se tornar mestre na arte de segurar objectos, surge outra fase empolgante (embora subtil): passá-los de uma mão para a outra. Por ora, o bebé utiliza ambas as mãos de igual modo, tanto que não conseguirá distinguir se é esquerdino ou destro. Efectivamente, a destreza manual só se torna evidente muito mais tarde. (Poderá tornar-se perceptível a preferência por uma das duas mãos por volta dos 9 meses mas, mesmo nessa altura, os bebés têm tendência para o ambidestrismo – isto é, para o uso de ambas as mãos com igual destreza — sendo que esta situação pode durar até entrarem na escola.)

Ofereça ao bebé brinquedos com texturas e sons diferentes, bem como outros objectos interessantes (mas seguros) com os quais possa brincar e que possa explorar. Os brinquedos mais apreciados incluem brinquedos de borracha para apertar, brinquedos que baloiçam e se voltam a pôr de pé, brinquedos com luzes ou música e bolas macias em tecido ou borracha. De vez em quando, alterne os brinquedos disponíveis para manter o interesse do bebé.

7 Meses

A Matilde faz sete meses.... E eu amo-a cada vez mais. É é isto!